Vacina Pneumocócica 23
Saiba tudo sobre a Vacina Pneumocócia-23 Valente, que protege contra 23 sorotipos.
Vacina Pneumocócica 23
Saiba tudo sobre a Vacina Pneumocócia 23 Valente, que protege contra 23 sorotipos.

O que é a Vacina Hexavalente Acelular?
A Vacina Hexavalente acelular (também chamada “hexa”) é uma vacina que inclui a Tríplice Bacteriana acelular (DTPa), a Poliomielite inativada (VIP), a Hepatite B (HB) e a Haemophilus influenzae do tipo B (Hib): DTPa-VIP-HB/Hib.

O que é a Vacina Pneumocócica 23?
A Vacina Pneumocócica 23-Valente (VPP23) protege contra doenças graves provocadas por 23 sorotipos de pneumococos.
Como é Transmitido um pneumococo?
- Os pneumococos são transmitidos por meio de gotículas de saliva ou muco expelidos quando os indivíduos infectados tossem, falam ou espirram. Algumas pessoas têm a bactéria na nasofaringe (região entre a boca e a garganta) sem apresentar qualquer sintoma, mas ainda assim são capazes de disseminá-la
- Alguns dos principais sinais e sintomas, além da diarreia e vômito, são febre alta e desidratação.
Hexavalente - GSK, Sanofi-Pasteur
O que previne?
Pneumonia, meningite, bacteremia/septicemia.
Hexavalente - GSK, Sanofi-Pasteur
O que previne?
A vacina hexavalente (DTPa-VIP-HB/Hib) é uma forma de proteger as crianças contra seis doenças ao mesmo tempo, sendo elas:
- Difteria;
- Tétano;
- Coqueluche;
- Poliomielite;
- Hepatite B;
- Meningite e pneumonia por Haemophilus influenzae tipo b.
Quem pode tomar?
A vacina hexavalente deve ser aplicada por via intramuscular em crianças a partir de 2 meses de idade, podendo ser administrada até antes de 7 anos.
O esquema de imunização é o seguinte:
- Primeira dose da hexavalente aos 2 meses de idade;
- Completar, aos 4 meses, com uma dose da vacina pentavalente acelular (DTPa-VIP/Hib), da rede privada; a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também prevê esquema de vacina com hexavalente aos 4 meses de idade;
- Segunda dose da hexavalente aos 6 meses de idade;
- Primeiro reforço entre 12 e 18 meses de idade, com a vacina pentavalente acelular (DTPa-VIP/Hib), da rede privada;
- Segundo reforço entre 4 e 5 anos de idade, com a vacina tríplice bacteriana acelular com poliomelite (dTpa-VIP).
A vacina Hexavalente é contraindicada para:
- Crianças maiores de 7 anos;
- Crianças que tenham apresentado encefalopatia (doença que afeta o funcionamento do cérebro) nos sete dias seguintes à aplicação de alguma vacina que tenha o componente pertussis (coqueluche) em sua composição;
- Pessoas que tenham apresentado quadro de anafilaxia a qualquer componente da vacina.
Quem pode tomar?
Crianças acima de 2 anos, adolescentes e adultos que tenham algum problema de saúde que aumenta o risco para doença pneumocócica (diabetes, doenças cardíacas e respiratórias graves; sem baço ou com o funcionamento comprometido desse órgão; com problemas de imunidade, entre outras condições)
Pessoas a partir de 50 anos como rotina. Não é recomendada como rotina para crianças, adolescentes e adultos saudáveis.
Como ela é aplicada?
A via de administração da vacina hexavalente é por meio subcutâneo ou intramuscular, ou seja, o medicamento é aplicado diretamente no tecido muscular. Ela não deve ser aplicada na região glútea.
A vacina hexavalente acelular pode ser aplicada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita. Porém, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para as orientações adequadas.
Onde é encontrada?
Você consegue encontrar a vacina Pneumocócica-23 valente na Saúde Livre Itapevi e outras clínicas de vacinação particular.
Como ela é aplicada?
A via de administração da vacina hexavalente é por meio intramuscular, ou seja, o medicamento é aplicado diretamente no tecido muscular. Ela não deve ser aplicada na região glútea.
A vacina hexavalente acelular pode ser aplicada com outras vacinas inativadas ou atenuadas em uma mesma visita. Porém, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para as orientações adequadas.
Onde é encontrada?
Você consegue encontrar a vacina Hexavalente Acelular na Saúde Livre Itapevi e outras clínicas de vacinação particular.
Essa vacina não está disponível no Sistema Público de saúde.
Qual a diferença de Pentavalente e Hexavalente aplicada na Saúde Livre Itapevi?
Na vacina pentavalente da rede pública, o componente pertussis (coqueluche) contém células inteiras, enquanto que a da rede privada, é acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras.
A diferença está nas reações que, de acordo com estudos comparativos, são significativamente menores quando aplicada a vacina acelular da rede privada.
A Hexavalente é uma vacina somente encontrada na rede privada de vacinação, como na saúde livre Itapevi, possui as proteções da Pentavalente que são Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Haemophilus influenzae do tipo B, Poliomielite, e ainda acrescenta a proteção de Hepatite B.
A Hexavalente substitui a Pentavelnte do sus, ou a pentavalente acelular, da rede privada de vacinação.
Possíveis reações
da vacina Pneumocócica-23 valente
Dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção, dor de cabeça
Cansaço, dor muscular, febre baixa e transitória.
Inchaço de todo braço, chegando até o cotovelo associado, a dor, coceira e calor no membro onde foi aplicada a vacina (reação de Arthus), hematoma e manchas vermelhas.
Aumento ou surgimento de gânglios próximos à região do local da vacinação (linfadenopatia), dor nas articulações, calafrios, mal-estar e erupções na pele.
As nossas vacinas são aplicadas na nossa clínica e também no conforto do seu lar. Proteja quem você ama.
